quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Palhaço policial faz alegria das crianças
Quixadá Depois dos sucessos do "Quixadá/Quixeramobim te quero sem drogas!" e "Fiz ronda com o Ronda", o comando do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) de Quixadá e de Quixeramobim, mais conhecido por Ronda do Quarteirão, trás outra novidade como alternativa de aproximação e interação com o público infantil. Na programação da Semana da Criança, a polícia da boa vizinhança está promovendo o "Ronda da Alegria" e com ele apresentando ao público infantil o seu mais novo reforço no combate à violência. Um policial com um uniforme muito especial, é o "Zé Rondinha".
Crianças portadoras de necessidades especiais da Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apaep) e da Associação Pestalozzi de Quixeramobim foram as primeiras a receber a visita do "Zé Rondinha". O mais novo membro da força especial de segurança pública está alegrando a criançada com palhaçadas e distribuição de kits infantis com chocolate, pirulitos e bombons. Os próprios policiais contribuíram para a compra dos presentes especiais para as crianças.
Participação
O supervisor do XVIII NPC, capitão Adriano Cavalcante, estima a participação de 350 crianças na programação especial do Ronda do Quarteirão nas duas cidades em comemoração à semana especial.
Visitas
Mas até o encerramento da semana dedicada às crianças, o Zé Rondinha e sua turma pretendem visitar os hospitais infantis das duas cidades e levar para as crianças que precisam de cuidados médicos um pouco mais de carinho e de alegria. "Essa é a nossa polícia, enérgica nas horas de socorrer o cidadão, mas também sensível e solidária", acrescenta Cavalcante.
Integrante da corporação militar desde 1998, o policial João Alves Campos, 36 anos, foi quem aceitou ser o personagem "Zé Rondinha", criado por seu comandante. No começo, o receio e até a preocupação com as gozações dos colegas de farda. Em apoio a Campos, o capitão Cavalcante e alguns subordinados o acompanham nas visitas, com narizes de palhaço. "Quando recebi o primeiro abraço com ele foi embora a minha timidez e aumentou ainda mais o meu orgulho em poder representar alguém tão especial para meninos e meninas de todas as idades, um palhaço policial", comentou Campos.
Confiança
Para a dona de casa e mãe de uma menininha portadora de necessidades especiais, Ana Paula de Lima, a cada dia o Ronda do Quarteirão está conquistando a confiança de um número maior de pessoas, principalmente as crianças. Na opinião dela, iniciativas dessa natureza quebram o paradigma do medo e as barreiras que afastam a Polícia do cidadão. Nunca havia visto sua filha tão feliz, nos braços de um policial. Imaginar coisa assim, nos seus tempos de infância, era praticamente impossível. Quando estava na calçada, com os vizinhos, ao ouvirem alguma sirene todos corriam para dentro de casa, assustados.
Quem também pensa assim é Eugênio Monteiro da Silva, 36 anos. Ele é um dos alunos da Apapeq. Até pouco tempo atrás, os policiais olhavam de forma diferente para a população. Era como se todo mundo fosse criminoso. Esqueceu o número de vezes que baixava a cabeça para não ser encarado. Podia até ser preso. Hoje, além de combaterem os traficantes, os policiais orientam quem depende das drogas e até levam as crianças para passear nas viaturas. Não imaginava um dia se deparar com um policial palhaço. Apertou a mão e até abraçou o "Zé Rondinha", com um sorriso do tamanho do dele. Não era por menos. Segurança e alegria, isso todo mundo quer, não importa de qual idade.
Na Semana da Criança, a Prefeitura de Quixadá também faz uma programação especial. Repetindo a tradição dos últimos anos, a Praça José de Barros, no Centro da cidade, foi transformada no palco da festa. A partir das 17 horas, além de apresentações artísticas e culturais das escolas e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), brinquedos infláveis e camas elásticas para fazer a alegria dos pequenos, com a animação do palhaço "Estourado" e do "Zé Rondinha".
MAIS INFORMAÇÕES
Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá
Rua Tenente Cravo, 517 - Alto da Boa Vista. Telefone: (88) 3414.5767
DIVERSÃO
Programação diversificada em todo o Interior do Ceará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário