domingo, 18 de setembro de 2011
Consciência para competir sem descuidar do ambiente
Empresários adotam práticas sustentáveis nos negócios, o que garante bem mais do que o lucro: preservação ambiental
A gestão empresarial com foco exclusivo nos resultados financeiros deixou de ser garantia de sucesso nos negócios. No varejo não é diferente. Cada vez mais os empreendimentos se rendem a adoção de práticas sustentáveis, que garantam bem mais do que o lucro nas vendas. O maior desafio dos varejistas hoje é atender à crescente exigência do mercado por responsabilidade sócio-ambiental nas empresas, quesito que passou a ser prerrogativa para manter a competitividade no mercado.
Em Fortaleza, a consciência da sustentabilidade desponta como diferencial do varejo, com destaque no segmento supermercadista. "Essa consciência existe aqui como vetor de crescimento. Porém, as práticas sócio-ambientais ainda não atendem as exigências dos dias de hoje, principalmente no aspecto do meio ambiente. Na esfera social já existem grandes e bons projetos em curso. No varejo de alimentos, especialmente os supermercados, o nível de consciência é maior. Eles possuem mais práticas e projetos nessa área", afirma Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Ceará.
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