terça-feira, 20 de setembro de 2011
Coloquem o pé na forma!
A péssima campanha do Ceará no returno da Série A em muito se deve aos pés descalibrados de seus jogadores
Não é segredo para ninguém que o Ceará caiu vertiginosamente no returno da Série A. Os dois pontos obtidos em 15 possíveis na segunda metade da competição têm uma explicação básica. Nestes cinco jogos, o Alvinegro marcou apenas três gols, sofrendo 13, caracterizando um aproveitamento sofrível no quesito finalizações.
Nas cinco partidas, o Vovô finalizou 63 vezes, sendo que 42 foram erradas e apenas 21 em direção ao gol. Portanto, o Vovô errou o alvo em mais de 66% das tentativas. Na estreia do returno, contra o Vasco, em São Januário, o Alvinegro finalizou apenas oito vezes, metade para longe do gol. Contra o Inter, no Presidente Vargas (onde o número de finalizações é praticamente dobrado), foram 17, mas mais uma vez, metade foi para fora.
Porém, nos jogos seguintes é que se pôde constatar a gravidade do problema: contra o Botafogo, no Engenhão, das 13 finalizações, nada menos que 11 foram erradas e apenas duas certas.
No confronto que custou a queda do técnico Vágner Mancini, contra o Atlético/GO, o time manteve a boa média de finalizações no PV (17), mas o ataque também não funcionou: 12 foram erradas.
No último jogo, contra o São Paulo, mais uma vez o ataque não funcionou e saiu zerado: das oito finalizações, duas foram certas e seis erradas.
Devendo
Para completar, os atacantes também não estão colaborando. Se analisarmos os números gerais do campeonato, o Vovô finalizou 341 vezes, errando 207, mais de 60%. Das 341 finalizações, apenas 40% partiram de atacantes, que, em tese, têm maior probabilidade de finalizar a gol: 139 tentativas. Quem mais contribuiu com as finalizações foi Osvaldo, com 51, mas apenas 17 delas foram certas. Mais de 70% dos chutes foram para fora do gol. Dois outros atacantes do elenco, Roger e Felipe Azevedo, erram mais que acertam (57% e 58%, respectivamente).
Já Washington e Marcelo Nicácio têm se saído melhor. O primeiro, alvo da torcida pelos gols perdidos, finalizou 31 vezes, acertando 18. Autor de dois dos três gols do returno, Washington errou 41% das finalizações. Marcelo Nicácio finalizou 21 e acertou 11 vezes.
Saiba mais
Em baixa
Nenhum atacante do Vovô ultrapassa duas finalizações por jogo. Em média, Osvaldo finalizou 2,1 vezes, seguido por Washington (1,9), Roger (1,8), Felipe Azevedo (1,6) e Nicácio (1,5)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário