contador de visitas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sai Jobim; entra Celso Amorim

Depois de trocas na Casa Civil e nos Transportes, o Planalto muda o titular do Ministério da Defesa


São Paulo. Em apenas dois meses a presidente Dilma Rousseff (PT) enfrenta mais uma mudança de comando no primeiro escalão. Após a saída de Antonio Palocci (Casa Civil), em junho, e de Alfredo Nascimento (Transportes), em julho, Nelson Jobim (Defesa) deixou o cargo ontem.

O Palácio do Planalto confirmou ontem à noite que Jobim entregou o pedido de demissão e será substituído por Celso Amorim, que foi ministro de Relações Exteriores no governo Lula. As críticas de Jobim às ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), publicadas na revista "Piauí", que circulou ontem foram o motivo da demissão. "Ou você pede para sair ou saio com você", disse Dilma a Jobim ontem, por telefone.

Ele estava ontem em Tabatinga (AM), fronteira com a Colômbia, - na companhia de outros ministros e do vice-presidente Michel Temer (PMDB) - para lançamento do plano de segurança nas fronteiras. Por causa da crise, ele acabou antecipando a volta a Brasília.

DeclaraçõesNas últimas semanas, gestos e declarações de Jobim azedavam a relação com o governo, sobretudo por ter admitido publicamente que votou em José Serra (PSDB) em 2010 e por ter feito críticas à condução política da administração de Dilma. Ele era um ministro herdado da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário