contador de visitas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Russas leva 40 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras



Os jovens atletas das escolas públicas de Russas ganharam, por assim dizer, de “lavada” na segunda fase das Olimpíadas Escolares Brasileiras (OEB). O município conquistou 62 medalhas (40 só de ouro!) na competição esportiva envolvendo 18 municípios e 42 diferentes provas na pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor): saltos, corridas (velocidade e longa distância), arremesso de disco, lançamento de dardo etc..
A competição se deu no último fim de semana em categorias: de 12 a 14 anos (uma masculina e outra feminina) e 15 a 17 anos (também masculino e feminino). O município foi campeão em todas as categorias! Foram classificados 40 atletas russanos para a fase estadual dos jogos, de 11 a 14 de agosto, também na Unifor, que tem uma das cinco maiores pistas de atletismo do Brasil.
Não é de agora que Russas tem atletas que se destacam nas Olimpíadas escolares e, de lá, outros torneios esportivos pelo mundo. Que o diga Railson Cruz, campeão sulamericano de arremesso de disco; Josué Costa, campeão sul americano de salto em altura, e Rebeca Rafael, vice-campeã brasileira infantil em salto em altura.
TIVE a oportunidade de conhecer, entrevistar, fotografar Josué e Railson e, honestamente, percebi que a determinação, a paixão de falar do que os move, foi decisiva para tanto sucesso. Quando visitei Josué ele estava contundido. Causa dos treinos? Não. Machucou-se quando carregava saca de mandioca com o pai agricultor. Os atletas russanos têm em comum um treinador humilde e determinado: Jacques Guimarães. Deixou de ser um simples educador físico de escola pública e se revelou um descobridor de talentos. Railson hoje integra a equipe permanente do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível (CNT) instalado na Vila Olímpica de Gravatás, em Uberlândia (MG).
Eu vi brilho nos olhos desses meninos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário