Os jovens atletas das escolas públicas de Russas ganharam, por assim dizer, de “lavada” na segunda fase das Olimpíadas Escolares Brasileiras (OEB). O município conquistou 62 medalhas (40 só de ouro!) na competição esportiva envolvendo 18 municípios e 42 diferentes provas na pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor): saltos, corridas (velocidade e longa distância), arremesso de disco, lançamento de dardo etc..
A competição se deu no último fim de semana em categorias: de 12 a 14 anos (uma masculina e outra feminina) e 15 a 17 anos (também masculino e feminino). O município foi campeão em todas as categorias! Foram classificados 40 atletas russanos para a fase estadual dos jogos, de 11 a 14 de agosto, também na Unifor, que tem uma das cinco maiores pistas de atletismo do Brasil.
Não é de agora que Russas tem atletas que se destacam nas Olimpíadas escolares e, de lá, outros torneios esportivos pelo mundo. Que o diga Railson Cruz, campeão sulamericano de arremesso de disco; Josué Costa, campeão sul americano de salto em altura, e Rebeca Rafael, vice-campeã brasileira infantil em salto em altura.
TIVE a oportunidade de conhecer, entrevistar, fotografar Josué e Railson e, honestamente, percebi que a determinação, a paixão de falar do que os move, foi decisiva para tanto sucesso. Quando visitei Josué ele estava contundido. Causa dos treinos? Não. Machucou-se quando carregava saca de mandioca com o pai agricultor. Os atletas russanos têm em comum um treinador humilde e determinado: Jacques Guimarães. Deixou de ser um simples educador físico de escola pública e se revelou um descobridor de talentos. Railson hoje integra a equipe permanente do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível (CNT) instalado na Vila Olímpica de Gravatás, em Uberlândia (MG).
Eu vi brilho nos olhos desses meninos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário