contador de visitas

sábado, 18 de junho de 2011

Dia D contra sarampo e pólio

O Ceará é um dos oito estados brasileiros que anteciparam a campanha por ter grande fluxo de turistas
Hoje, 18 de junho, é o Dia D de vacinação contra paralisia infantil e sarampo. Se seu filho possui até cinco anos de idade ele deve ser imunizado contra a poliomielite. Já aqueles com idade entre um e seis anos e 11 meses, a vacinação é contra sarampo. A meta é atingir 95% da população alvo, que no Ceará corresponde a 791.360 crianças.

Para o Ceará, o Ministério da Saúde destinou mais de um milhão de doses de vacina Sabin e cerca de 950 mil doses de tríplice viral - sarampo, rubéola e caxumba.

"Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças" é o tema da campanha deste ano, lançada ontem, no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). A ação é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde.

Para selar o momento, cerca de 70 crianças de duas creches municipais chegaram em um trenzinho da alegria. Elas receberam a primeira dose da vacina contra poliomielite, lanche e um kit de saúde bucal.

A secretária de Saúde do Município, Ana Maria Fontenele, disse que esse é um momento importante para a política de saúde do Brasil e afirma que sua estreia começou bem. Arruda Bastos, titular da Sesa, lembrou que este ano, a campanha tem uma tarefa a mais: a vacinação contra o sarampo. "Será uma imunização conjunta contra paralisia infantil e sarampo. As mães deverão levar também as crianças mais velhas".

Após o lançamento, Ana Maria e as crianças visitaram o Centro de Saúde da Família Roberto Bruno, no bairro de Fátima, de onde voltaram, de trenzinho, para as creches, localizadas na Secretaria Executiva Regional (SER) IV.

O Ceará é um dos oito estados brasileiros que anteciparam a campanha de vacinação contra o sarampo. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde visando reduzir o risco de ocorrência de casos importados da doença no Brasil.

Atualmente a Europa vive uma epidemia de sarampo, com 6,5 mil casos registrados em 33 países. Para definição dos oito estados, o MS utilizou critério como maior fluxo de turismo, maior população.

A Sesa e as secretarias municipais de Saúde irão mobilizar hoje, no Dia D, cerca de 30 mil pessoas. Serão em todo Estado mais de 1.700 postos fixos e 20 mil postos volantes de vacinação. Na Capital, os 92 postos de saúde da rede municipal estarão abertos, de 8h às 17h, para receber a população. Além da vacina contra poliomielite, as unidades estarão imunizando também contra o sarampo, hepatite B e gripe.

Aqueles que já receberam a primeira dose da vacina contra hepatite B, poderão receber a segunda hoje. A terceira dose será em 29 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário